Uma vez em uma
universidade federal, o setor Artístico resolveu inovar. Foi criado um curso de
culinária voltado a arte de cozinhar, explorando ao todo o sentido da
degustação.
O curso ensinava a arte de degustar e formular bolos, tortas dos mais variados tipos e sabores. Os alunos saiam do curso apaixonados pela arte de cozinhar, pois o professor tratava a culinária como arte.
Porém, estudiosos do assunto afirmaram que o curso não era digno de “academicidade” que eles queriam. Para isso instauraram um novo modelo de entender o “prazer da degustação”, partiram do princípio que para realmente degustar os deliciosos bolos e tortas é preciso começar do princípio, pois nada começa do fim. Na primeira lição, os alunos deveriam passar por intensas seções de mastigação de vegetais crus como alhos, cebolas, repolhos, nabos, cenouras e mandiocas. Essa primeira lição causou neles uma aversão ao curso, consequentemente a “arte de cozinhar”.
Houve mesmo até casos de morte pela fome, tiveram tamanha aversão a comida que até a simples contemplação dos talheres causava neles ânsia de vômito.
Infelizmente o curso de culinária teve de ser fechado, nenhum aluno passou na primeira lição.
O curso ensinava a arte de degustar e formular bolos, tortas dos mais variados tipos e sabores. Os alunos saiam do curso apaixonados pela arte de cozinhar, pois o professor tratava a culinária como arte.
Porém, estudiosos do assunto afirmaram que o curso não era digno de “academicidade” que eles queriam. Para isso instauraram um novo modelo de entender o “prazer da degustação”, partiram do princípio que para realmente degustar os deliciosos bolos e tortas é preciso começar do princípio, pois nada começa do fim. Na primeira lição, os alunos deveriam passar por intensas seções de mastigação de vegetais crus como alhos, cebolas, repolhos, nabos, cenouras e mandiocas. Essa primeira lição causou neles uma aversão ao curso, consequentemente a “arte de cozinhar”.
Houve mesmo até casos de morte pela fome, tiveram tamanha aversão a comida que até a simples contemplação dos talheres causava neles ânsia de vômito.
Infelizmente o curso de culinária teve de ser fechado, nenhum aluno passou na primeira lição.
Se a arte de produzir
sabores é a culinária, a arte de produzir melodias é a música então a arte de
produzir maravilhosos textos literários é o Português.
Não se deve introduzir análise sintática a alunos que ainda não provaram as “delícias literárias”, como ensinar o que é sinestesia sem o aluno ter lido os textos de Cruz e Souza e outros autores?
Não se deve introduzir análise sintática a alunos que ainda não provaram as “delícias literárias”, como ensinar o que é sinestesia sem o aluno ter lido os textos de Cruz e Souza e outros autores?
O problema é que Nosso ensino está contaminado por Raposas, que preferem classificar em vez de explorar a criatividade.
Por exemplo, você sabe os
motivos que acarretaram a Guerra dos Cem Anos?
Eu sei. Como isso
se torna útil na minha vida? Não sei.
Isso acontece com inúmeros conteúdos.
Como o ensino médio agora é obrigatório,a base da sociedade tem que conclui-lo. Conteúdos como Radioatividade, Capitanias hereditárias, Combinatória, Logaritmos, Dilatação térmica, entre outros podem ser úteis para borracheiros, empregadas domésticas, balconistas, empacotadores, entre outros serviços da base da sociedade?
Isso acontece com inúmeros conteúdos.
Como o ensino médio agora é obrigatório,a base da sociedade tem que conclui-lo. Conteúdos como Radioatividade, Capitanias hereditárias, Combinatória, Logaritmos, Dilatação térmica, entre outros podem ser úteis para borracheiros, empregadas domésticas, balconistas, empacotadores, entre outros serviços da base da sociedade?
A sociedade não é feita apenas de engenheiros...
Minha mãe é professora
universitária. Ouço várias vezes de seus colegas docentes: “Não vou me rebaixar
ao aluno, ele que tem que subir ao meu nível”. Nesta hora eu penso “qual a verdadeira
função do conhecimento que nos é ensinado?”.
Creio que deveriam ser feitas as seguintes perguntas aos professores...
...do ensino médio e fundamental: “Qual o primeiro prato que você vai dar aos alunos?”
...do ensino superior: “Você gosta dos seus alunos?”.
Creio que deveriam ser feitas as seguintes perguntas aos professores...
...do ensino médio e fundamental: “Qual o primeiro prato que você vai dar aos alunos?”
...do ensino superior: “Você gosta dos seus alunos?”.
As crianças criativas entram. Adultos idiotas saem.
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