sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Queremos mais que o Paraíso

Cheguei a conclusão de que é impossível não julgar alguém de primeira vista. É impossível não ter um preconceito. Etimologicamente, a palavra "preconceito" significa:

preconceito: pre; prefixo antes. conceito; conceito é baseado em coisas que você já viu ou que conhece para poder comparar com outras coisas.

É impossível você olhar para um referencial sem julga-lo. Por exemplo, nessa foto:



Eu não conheço quem tirou esta foto, não conheço o local onde a foto foi tirada, mas sei que a árvore em questão se trata de uma Jabuticabeira. Por que eu sei disso? 
Um preconceito me possibilita julgar esta árvore como sendo uma Jabuticabeira.
A aquisição desse preconceito se dá através de um julgamento segundo um conceito armazenado em minha memória. As Jabuticabeiras me lembram a doçura da minha infância, onde eu ia comer a gostosa fruta direto do pé.
 É portanto impossível olhar para um referencial sem julga-lo, porém é possível não julga-lo mal, isso certamente depende da índole e do altruísmo de cada um. 
Julgar é bom! Adjetivar é bom! O que seria nossa Literatura sem os "Olhos de cigana oblíqua e dissimulada" ou "GraçasMarília bela, Graças à minha Estrela!" 

Minha Tia Lisiane, famosa na nossa família por suas teorias da conspiração, certa vez apresentou uma afirmação. Disse ela: "O Jardim do Éden continua aqui, nós é que não vemos", desta vez tive que concordar com ela. 
Penso que o Poema da Criação quer dizer que, no início, os homens apenas olhavam, sem julgar. Tudo era bonito, não era preciso ter, era preciso ver. A própria beleza já os alimentava, para que fazer uma luxuosa casa paradisíaca se o mundo todo é uma luxuosa casa paradisíaca?
Porém veio a serpente, que mostrou O quarto escuro de Deus, a desigualdade. Vendo quanto era desigual o mundo de Deus e o Jardim que eles viviam, logo eles sentiram inveja. A inveja é um mal que corrói. Tudo que antes era bom já não se torna mais bom, o do outro é melhor. Depois da inveja veio a vergonha, vergonha é na verdade, o que nós sentimos quando pensamos que o outro está rindo por dentro por causa de nossas atitudes. O outro pode nem estar julgando um preconceito mau de você, mas a mente prega peças, por isso que a vergonha é um bom método de controle social.
  A vergonha fez com que os primeiros homens abandonassem a nudez, e se cobrissem com vestimentas.
  O Paraíso está espalhado pelo mundo, mas para nós não basta apenas o Paraíso. Queremos cultura, queremos artes, queremos lampadas, queremos TV's, queremos PC's, queremos mais do que o Paraíso pode nos oferecer. 
 A mídia promove essa inveja, por exemplo, eu tenho uma TV de LCD no meu quarto. Quando lançou as TV's de LCD eu comprei. Eu estava satisfeito. Porém logo lançaram uma nova TV, fazendo com que o televisor que eu tenho perder o prestígio que antes tinha. Agora a mídia está lançando uma nova propaganda, a propaganda [re]pense, que deixa explicito isso:


Colocando um ícone de garoto propaganda, o anúncio chama atenção. Depois o comando de voz, a espessura, o design são aparentemente melhores que o do meu televisor.
agora o slogan da propaganda: [re]pense.
O prefixo "re" está escrito dentro do colchete, fazendo com que o uso seja opcional, pense significa compre(pensar em comprar). O anúncio está descaradamente mandando comprarmos outra TV, mesmo que tenhamos comprado uma recentemente.  A propaganda com o  comando celular-TV pretende fazer com que compremos não só o televisor da marca em questão, mas também o celular da mesma marca.


Definitivamente, o Paraíso é invisível quando se tem tranqueiras demais.
A Felicidade se alimenta de beleza e não de produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário